top of page

Sobre as mulheres e o direito à educação


Em 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data é usada para homenagear as conquistas sociais e políticas das mulheres, mas, também, para discutir e refletir a respeito das reivindicações sobre mais igualdade, liberdade e respeito.

Direito ao voto, melhores condições de trabalho, combate ao assédio e a violência, são algumas das pautas discutidas pelas mulheres. Uma delas, no entanto, merece destaque: o direito à educação.

Pode parecer estranho, mas nem sempre a educação foi um direito concedido às mulheres e, em alguns lugares como o Paquistão, por exemplo, ainda não é.

Apenas para ter uma ideia, no Brasil as mulheres só tiveram permissão para frequentar escolas elementares em 1827. Mas para ter acesso ao ensino superior elas levaram mais 52 anos para conquistarem esse direito e, mesmo assim, aquelas que frequentavam as universidades nessa época não eram bem vistas pela sociedade.

Hoje, porém, as mulheres são a maioria em escolas, cursos de qualificação e universidades. De acordo com a PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, divulgada em 2014 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, as mulheres são maioria entre a população com ensino médio completo e ensino superior incompleto, o equivalente a 39,1%.

Ainda de acordo com a pesquisa, embora estejam cada vez mais qualificadas, as mulheres ainda encontram tratamento desigual no que se refere à remuneração e condições de trabalho. No entanto, para estudiosos essas questões tendem a mudar gradualmente, na medida em que as mulheres também avançam nos estudos e na qualificação profissional.

No Colégio Sócrates acreditamos que a educação é o caminho para a construção de uma sociedade com mais igualdade e respeito entre todos.

Colégio Sócrates é uma escola particular, educação infantil e ensino fundamental (até o 5º ano), referência em ensino de qualidade e na formação pautada pelo desenvolvimento social e pessoal da criança.

Quer saber mais sobre o Colégio Sócrates? Entre em contato!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page