Primeiro ano: e agora, acabou a brincadeira?
A entrada das crianças no Ensino Fundamental costuma tirar o sono de muitos pais. Além de assinalar o final da Educação Infantil trazendo muitas dúvidas a todos, é um marco muito importante na vida das crianças. Esta ansiedade, comum neste período, demanda entre outras preocupações, de pensamentos como “meu filho cresceu” e “agora acabou a brincadeira”.
Talvez a tão crescente angústia aconteça principalmente em virtude do desconhecimento por parte da família de quais são, realmente, os objetivos do Ensino Fundamental – em especial o primeiro ano – bem como do medo pelos novos desafios que o filho enfrentará nesta nova etapa. A ansiedade ainda é maior quando a experiência será vivenciada pela primeira vez na família.
É certo que a entrada no Ensino Fundamental será um misto de emoções e novas experiências. E são essas novas vivências e possibilidades que merecem destaque. A nova rotina escolar trará aos poucos responsabilidades variadas na vida da criança. Haverá tempo para novos conhecimentos, novos desafios e também, é claro, tempo para as brincadeiras. A hora de estudar, os livros, os cadernos aumentarão de importância. Haverá trabalhos, mais deveres e um mundo imenso de atividades criativas.
Entretanto, todas essas mudanças que farão parte do desenvolvimento da criança ao iniciarem seus estudos no Ensino Fundamental, deverão ser vistas pelos pais com o máximo de tranquilidade, e isso começa com a boa escolha da escola. Uma escola experiente, com um currículo adequado ao ciclo da infância e suas especificidades, trará aos pais uma segurança maior nessa transição e isso será um marco de grande satisfação para os filhos.
Mas, o que os pais devem levar em consideração para fazer essa escolha? Em primeiro lugar, o pais devem procurar saber como a escola faz esse processo de transição. Uma escola que ofereça um Ensino Fundamental de qualidade deve se preocupar com a chegada das crianças vindas do Ensino Infantil e deve se preparar para tal.
Para isso, precisará entender todas as etapas do processo de adaptação e buscar proporcionar aos pequenos o maior conforto na entrada nesse novo mundo que desponta. Afinal, algumas crianças se adaptarão dentro do tempo previsto e outras nem tanto. Assim, a escola deve ter sua equipe preparada para auxiliar os alunos nesta nova jornada de maneira mais natural e interessante possível.
Além disso, a escola deverá colocar em prática no decorrer do ano uma proposta educativa voltada para apreensão dos conteúdos de maneira significativa, da descoberta do novo, das muitas reflexões, sempre compreendendo o sujeito que aprende em toda a sua trajetória.
Conhecer de perto a proposta da escola e a formação da equipe que atenderá seu filho, é uma maneira assertiva de diminuir as preocupações que a entrada no Ensino Fundamental provoca ao final da Educação Infantil.
* Celina é Coordenadora Pedagógica do Colégio Sócrates
O Colégio Sócrates é uma escola particular em Contagem - educação infantil e ensino fundamental (até o 5º ano). O Colégio possui o sistema de ensino Bernoulli e o Selo Escola Legal, que reconhece as instituições de ensino comprometidas com a qualidade, a ética e a excelência no processo de educação. O Sócrates também é certificado na norma internacional ISO9001 de Gestão da Qualidade.
Para mais informações sobre o Colégio Sócrates e sobre a campanha de matrículas entre em contato:
(31) 3391-7264