top of page

Semana Nacional do Trânsito traz debate sobre a responsabilidade de todos em promover a segurança e



Foi aberta oficialmente, nesta segunda­feira, dia 19 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito. O tema da edição deste ano é “Década mundial de ações para a segurança no trânsito ­2011/2020: Eu sou +1 por um Trânsito + Seguro”.


Todos nós sabemos que a Educação para o Trânsito deve fazer parte da proposta de todas as escolas e que durante o ano ações voltadas para este trabalho são marcas de formação cidadã. A Semana Nacional do Trânsito, por exemplo, é uma ótima oportunidade de reflexão e aprendizagens com as crianças que serão os futuros motoristas.


Por isso, ao longo dos anos temos tido a preocupação de não deixar este tema fora do trabalho do Colégio Sócrates, por ser de suma importância e por acreditar que a educação é fator de mudança e poderá fazer com que os nossos alunos possam se transformar em motoristas e pedestres mais responsáveis que os que temos presenciado atualmente em nosso dia a dia.


A criança aprende refletindo, vivenciando, estudando, mas não há nada tão eficaz quanto o

exemplo. E é neste ponto que surge uma preocupação. A Educação para o Trânsito, tão

seriamente praticada na escola e nos diversos espaços de ensino nos quais levamos os alunos – como Transitolândia , com o apoio educativo da Transcon, por exemplo; não fará sentido se não for praticada pelas famílias e todos os motoristas os quais fazem parte do convívio desses alunos. O exemplo é tudo, parece clichê, mas não é.


A cada acidente de trânsito, a cada discussão e falta de civilidade que vemos nas brigas de

trânsito, a cada vida perdida, nos assombramos com o abuso do outro, levantamos inúmeras causas e possibilidades de melhoria para evitar esses problemas e esquecemos de nos perguntar: como anda a Educação para o Trânsito em nossa própria família? É claro que ao dirigir podemos errar, todo mundo erra, mas ser um motorista ou pedestre atento às regras, minimiza situações de risco. E quando erramos, conversamos com nossos filhos que estão no carro sobre o ocorrido? Aproveitamos este momento para ensinar? Mostramos para eles como devem se comportar no trânsito, como atravessar a rua, como podemos contribuir para um trânsito melhor?


Afinal, a criança sabe quando infringimos a lei, quando não respeitamos as regras de trânsito ou somos imprudentes. E se a família não ajudar a escola, num trabalho de mão dupla, nosso objetivo de maior gentileza no trânsito e menos acidentes, será em vão.


Por isso, nesta Semana Nacional do Trânsito, devemos lembrar que todos nós somos “mais 1 por um trânsito mais seguro” e que nossas crianças ­ ainda aprendizes e, futuramente, como motoristas ou pedestres responsáveis; completarão essa significativa equação.



* O Colégio Sócrates é uma escola particular em Contagem - educação infantil e ensino fundamental (até o 5º ano). O Colégio possui o sistema de ensino Bernoulli e o Selo Escola Legal, que reconhece as instituições de ensino comprometidas com a qualidade, a ética e a excelência no processo de educação. O Sócrates também é certificado na norma internacional ISO9001 de Gestão da Qualidade.


Para mais informações sobre o Colégio Sócrates e sobre a campanha de matrículas entre em contato:


(31) 3391-7264



http://www.socrates.com.br/contact


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page