top of page

Como escolher a melhor escola para o seu filho?


Como mãe e professora há muitos anos (mais tempo até como professora) tenho neste período do ano me encontrado inúmeras vezes - seja em situações formais ou informais - em rodas de conversa onde as mães (principalmente) começam a discutir em que escola colocar os filhos para estudar no próximo ano.


Tenho percebido, que não só na educação mas em todas as áreas em que precisamos tomar decisões, que o leque de possibilidades só vêm aumentando. Já refleti com várias pessoas e rimos bastante da análise que fizemos, de como pode ser sofrível uma simples escolha de cor para o quarto do casal, por exemplo. Por um tempo essa grande variedade foi vista de forma positiva, mas confesso que em certos dias escolher entre três cores para pintar o quarto seria o suficiente. Mas o mundo e o homem são assim, talvez complexos, criativos, dinâmicos ou quem sabe, muito de cada.


Entretanto, a escolha da melhor escola, aquela que atenda nosso filho em todo o seu potencial é na verdade uma tarefa desafiadora. É preciso de tempo para poder avaliar as escolas com calma, conhecer de perto todas as propostas perceber qual delas se alinha como educação complementar das crianças.


Por isso, depois de certo tempo seja trabalhando ou selecionando escolas, sinto que a melhor para os nossos filhos seja aquela em que eles se sintam seguros, respeitados e felizes. Seguros para aprender, mesmo se houver momentos de dificuldades, felizes com os colegas, professores e funcionários e respeitados sempre. Não digo felizes na forma ingênua da palavra, afinal, tenho dúvidas em tudo e todos que prometem a felicidade plena. Escola também é lugar de conflitos, assim como na família, pois são eles que nos fazem crescer enquanto pessoa. Importante é saber como as pessoas que estarão com nossos filhos irão orientá-los nesses conflitos próprios da infância ou da adolescência.


Vejo pais preocupados demais com a escolha da escola ou mesmo com a decisão de mudar ou não o filho da atual e penso decididamente que a tarefa, a princípio complicada, não é tão difícil quanto parece. Como falei no início do texto, a dificuldade da escolha de uma simples cor, me fez descobrir que há a cor certa para cada um e o mesmo acontece com a escola. A questão não é ver somente o leque de escolas, é talvez começar dos próprios filhos. Seja por causa da insegurança ou da ansiedade que sufoca grande parte da sociedade, ficamos com dificuldade em pensar, sem censura, em nossos filhos, nas suas habilidades e limites, pra então fazer a escolha. O que seria melhor para eles? Seria o mesmo que os meus colegas apontam para os seus?


Conhecer a escola e sua proposta , além de pensar nas especificidades dos filhos, seus gostos, medos e preferências é a melhor maneira de decidir qual escola queremos.


Quando visitamos o espaço pretendido, também é muito bom avaliar se ele acolhe de fato a idade a que se propõe ensinar. Idades diferentes, estruturas diferentes. Já vi escolas que atendem todas as etapas de ensino e há pouco ou nenhum espaço para se viver a infância ou adolescência. Há pouca diferença até mesmo no tratamento pessoal de cada etapa. Ora, há tons, interesses, personagens, música, cheiros próprios em cada uma. Se a escola então, conhecer nossos filhos pelo nome próprio... escolha feita, escolha perfeita.


Como profissional e mãe, tenho tido sorte de conhecer, conviver e trabalhar em uma escola assim. Pura dádiva!



* Celina é Coordenadora Pedagógica do Colégio Sócrates


O Colégio Sócrates é uma escola particular em Contagem - educação infantil e ensino fundamental (até o 5º ano). O Colégio possui o sistema de ensino Bernoulli e o Selo Escola Legal, que reconhece as instituições de ensino comprometidas com a qualidade, a ética e a excelência no processo de educação. O Sócrates também é certificado na norma internacional ISO9001 de Gestão da Qualidade.


Para mais informações sobre o Colégio Sócrates e sobre a campanha de matrículas entre em contato:


(31) 3391-7264












Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page