Matemática na prática com o Supermercado do Colégio Sócrates


Alunos praticam a matemática fazendo compras no Supermercado da escola


Somar. Multiplicar. Contar. Calcular. Medir. Para muitos, um grande pesadelo. Afinal, muitas gerações cresceram rotulando a Matemática como um “bicho de sete cabeças”.


Mas, para os alunos do Colégio Sócrates o aprendizado da Matemática se tornou um momento prazeroso e divertido, em que as crianças são desafiadas a ampliar as suas relações sociais, a trabalhar a responsabilidade e a solucionar questões cotidianas.


Dentre as diversas atividades realizadas pela escola, vale ressaltar a ação conjunta, do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, realizada no último mês. Para tornar o ensino da Matemática um processo mais interessante, as professoras resolveram criar um Supermercado na Escola.


A atividade contou com várias etapas, que começaram em sala de aula, passaram pela criação do supermercado, a entrega dos “produtos” para venda, a definição do valor que poderia ser gasto, a escolha dos produtos, até a compra final feita pelos alunos.


Nesse processo foram trabalhadas diversas habilidades: seleção dos produtos, comparação de preços, análise da qualidade, cálculo de valores, responsabilidade com gastos e senso de economia.


Muito mais que aprender a somar e a subtrair, a atividade trouxe o aprendizado da Educação Financeira e, o mais importante, proporcionou aos alunos entenderam na prática como a Matemática pode ser usada na vida deles.


De acordo com a Coordenadora Pedagógica, Celina, a atividade mostra que o ensino da Matemática não deve se restringir à sala de aula e, sim, precisa ter como objetivo desenvolver nos alunos a capacidade de resolver desafios e contribuir para a sua formação cidadã.


“Num país onde as estatísticas mostram a dificuldade que os estudantes têm no ensino da Matemática, atividades como esta vêm ajudar as crianças a desenvolverem suas habilidades, sem medo de errar”, enfatiza Celina.


Ainda de acordo com a Coordenadora Pedagógica, para que a Matemática deixe de ser vista como “vilã”, é necessário que o aluno entenda esse aprendizado dentro de um contexto social, que vai contribuir para a sua compreensão das informações.


“Muito além de contar e somar, a Matemática nos permite medir dados estatísticos, ampliar cálculos de probabilidade e, principalmente, analisar as questões de uma forma mais estratégica, interligada com outras áreas do conhecimento. Por isso, precisa ser compreendida, ensinada e praticada como questão essencial para as nossas vidas”.



Colégio Sócrates é considerada uma das melhores escolas particulares de Contagem - Educação Infantil e Ensino Fundamental (até o 5º ano). O Colégio possui o Sistema Bernoulli de Ensino e conquistou o Selo Escola Legal pela qualidade do processo de formação do aluno.


Para mais informações sobre o Colégio Sócrates, entre em CONTATO.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Rua Maria Trindade Barbosa, 411- Santa Cruz . 32340-330

contato@colegiosocrates.com.br

31 3391-7264