5 dicas do Colégio Sócrates para garantir a segurança das crianças no carnaval


Carnaval é uma das festas mais populares e animadas do Brasil. Embora não seja unanimidade, leva milhares de pessoas para as ruas com o objetivo de festejar, brincar e se divertir.


Fantasias divertidas e criativas. Confete. Serpentina. Espuma de sabão. Para muitas crianças, o carnaval é uma grande brincadeira. Por isso, a presença delas nos bailes, blocos ou festas de ruas tem sido cada vez maior.


Mas, todo o cuidado é pouco. Afinal, também estamos falando de aglomeração de pessoas e de problemas que podem ser causados por consumo excessivo de bebidas alcoolicas, uso de outros tipos de drogas e de pessoas má intencionadas.


Pensando nisso, o Colégio Sócrates elencou 5 dicas para que os papais possam curtir o Carnaval com as suas crianças com muita segurança e alegria. Confira:



1- Prefira os Blocos e Festas Infantis


Sabemos que muitos papais e mamães querem curtir a festa com as crianças. Mas, é bom lembrar que sair com as crianças para o meio da multidão pode dar trabalho. Afinal, elas podem se incomodar com excesso de pessoas, com o barulho, ficar cansadas, sentir fome e ter vontade de ir banheiro. Nada mais natural. É por isso que o ideal é procurar blocos e festas organizadas especialmente para crianças. Isso porque eles são pensados levando em consideração as necessidades e preferências da meninada e vão oferecer estrutura de banheiros [alguns até fraldários] e de alimentação, músicas mais apropriadas, opções de entretenimento, espaço para brincadeiras e, o mais importante, vão contar com muitas outras crianças para brincarem juntas e se divertirem. Assim, todos poderão curtir o Carnaval sem dor de cabeça.


Veja essa programação voltada só para crianças em Belo Horizonte: CLIQUE AQUI


2- Fantasia é para divertir


O grande barato das fantasias é que transportam as crianças para o seu mundo de sonhos e encantamento. Por isso, de forma alguma determine para criança qual fantasia deve vestir e, muito menos, a obrigue a vestir algo que seja desconfortável ou que ela não goste. O mais indicado é que deixe a criança escolher a sua fantasia e, se possível, até “fabrique” a peça junto com ela, estimulando a sua criatividade e capacidade de criação. Assim, os preparativos já se tornam uma grande festa e a criança se sentirá mais confortável e satisfeita.


3- Identifique o seu filho e/ou marque um ponto de encontro


Pode parecer bobagem, mas no meio da multidão a coisa mais fácil de acontecer é perder uma criança. Por isso, sempre coloque um “crachá” ou “etiqueta” na roupa da criança com as seguintes informações: nome, nome dos pais e telefone celular. Caso a criança seja um pouco maior, ainda vale a pena mostrar algum lugar de referência – uma loja, um coreto, palco, entre outros; que possa ser usado como “ponto de encontro” e, também, orientá-la a buscar ajuda com algum policial.


4- Cuidado com estranhos


Sabemos que o Carnaval é uma festa de integração, mas quando o assunto é criança todo o cuidado é pouco. Por isso, oriente o seu filho a ter cuidado com estranhos: não acompanhá-los, não aceitar balas ou outras guloseimas, a ter cuidado com contatos físicos e, em uma situação que achar estranho, sempre conversar com o pai, a mãe ou responsável por ela no local.


5- Hidratação


O sol anda “escaldante” e o calor no meio dos blocos, nas festas de rua ou nos clubes, está para “derreter” qualquer um. Por isso, durante a curtição não deixe de oferecer líquido para as crianças, preferencialmente água. O ideal é levar uma garrafinha de casa e, se for necessário, fazer a reposição durante a festa.


Gostou das Dicas do Colégio Sócrates? Então compartilhe a informação com outros papais e mamães!



Colégio Sócrates é uma escola particular, educação infantil e ensino fundamental (até o 5º ano), referência em ensino de qualidade e na formação pautada pelo desenvolvimento social e pessoal da criança.


Quer saber mais sobre o Colégio Sócrates? Entre em contato!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Rua Maria Trindade Barbosa, 411- Santa Cruz . 32340-330

contato@colegiosocrates.com.br

31 3391-7264