Projeto Entrelinhas do Colégio Sócrates comemora 16 anos



Criado com o objetivo de ampliar os hábitos de escrita e leitura das crianças, o Projeto Entrelinhas, do Colégio Sócrates, completa 16 anos e comemora por atuar como mecanismo de fomento à cultura e de integração entre várias escolas de Contagem.


Idealizado pela Diretora Pedagógica do Colégio Sócrates, Carla Aparecida Fonseca Souza, e pela Coordenadora Pedagógica, Celina Corrêa, o Entrelinhas foi criado em 2000. Ele teve como inspiração o Giroletras, um projeto similar, criado em 1996, do qual o colégio participou por 2 anos. A proposta do Giroletras é desenvolver atividades de estímulo à leitura e, ao final do ano, realizar uma feira em que os alunos assumem o papel de livreiros.


Como explica Celina, o Entrelinhas traz o melhor da proposta do Giroletras, mas vai muito além. O propósito do Entrelinhas é trabalhar de forma simultânea a escrita e a leitura e, para isso, conta com várias atividades lúdicas, realizadas ao longo do ano. Entre elas estão a formação dos profissionais, a integração com escritores e contadores de estórias, a feira anual e as correspondências.


Durante todo o ano, os alunos das escolas participantes se correspondem com as crianças da mesma faixa etária, porém de escolas e de turmas diferentes. O objetivo é estabelecer diálogos sobre as obras literárias, proporcionar a troca de experiências, de percepções e, até mesmo, de sugestões e empréstimos de livros ou de vídeos.


A conversa é feita por meio de carta para estimular a criança a trabalhar sua capacidade de escrita, a coerência no discurso, a caligrafia, a capacidade de síntese, dentre outras habilidades. Além de proporcionar o conhecimento literário, a carta trabalha a escrita manual e acaba por ter uma função social de grande significado, especialmente em um tempo de grande tecnologia e comunicação rápida.


De acordo com a Diretora Pedagógica do Colégio Sócrates, Carla Aparecida, o Projeto Estrelinhas permite que a própria criança reflita e perceba o valor do livro, como instrumento para o seu desenvolvimento e, também, para entretenimento. "O Entrelinhas estimula a interação, a comunicação, o prazer pela escrita e pela leitura e mostra que o livro pode ser tão interessante, enriquecedor e divertido como um brinquedo", enfatiza.


Cada ciclo do projeto é encerrado ao final do ano letivo, com o Feirão do Projeto Entrelinhas, onde acontecem exposições das correspondências enviadas, de trabalhos literários e apresentações culturais das escolas envolvidas.


O Colégio Sócrates é uma escola particular em Contagem - educação infantil e ensino fundamental (até o 5º ano). O Colégio possui o sistema de ensino Bernoulli e o Selo Escola Legal, que reconhece as instituições de ensino comprometidas com a qualidade, a ética e a excelência no processo de educação. O Sócrates também é certificado na norma internacional ISO9001 de Gestão da Qualidade.


Para mais informações sobre o Colégio Sócrates e sobre a campanha de matrículas entre em contato:


(31) 3391-7264


colegio@socrates.com.br


http://www.socrates.com.br/contact

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Rua Maria Trindade Barbosa, 411- Santa Cruz . 32340-330

contato@colegiosocrates.com.br

31 3391-7264